Ataliba Cattani

 

(19.10.1951 - 02.07.2002)

 

HISTÓRICO


 
 

Ataliba Catani, nasceu no dia 19 de outubro de 1951, no Município de Caçador, Estado de Santa Catarina. Foi protagonista de uma história de sonhos que se mesclou com o empreendedorismo do grupo Cattani. Nono filho de quatorze irmãos gerados pela união de Ermelindo Cattani e Ana Strapasson Cattani. Nas décadas de 1950 e 1960, Ermelindo e sua família aplicavam toda a renda obtida no campo, no empreendimento de transportes de seu pai José Cattani, fundador da Cattani S.A Transportes e Turismo.

Ataliba viveu até os 12 anos trabalhando a terra no interior de Caçador quando, então, mudou-se para Pato Branco com o objetivo de estudar. Morou com seu irmão, Domingos Cattani, que já estava envolvido nas atividades da empresa sediada nesta cidade. Durante este período estudou no colégio Rocha Pombo, dois anos depois Ataliba regressou ao campo onde viveu com seus pais até os 19 anos. Voltou ao Sudoeste para servir a 2ª Companhia de Infantaria do Exército em Francisco Beltrão.

Em 1971 seu pai Ermelindo, que já tinha a maior parte de seus filhos trabalhando na empresa, decidiu vender suas terras em Caçador e mudar-se para Francisco Beltrão, lugar onde a Cattani possuía sua mais importante filial. Saindo do exército, Ataliba ingressou na filial beltronense da empresa familiar, trabalhou como encarregado da seção de peças e operacional das linhas de transporte, nesse período conheceu sua futura esposa Neides Portela Cattani.

Casou-se em 1979 e em 1983 teve seu primeiro filho João Paulo, também nessa época cursou faculdade de Ciências Contábeis em Palmas. A partir 1985, ainda morando em Francisco Beltrão, assumiu o departamento financeiro da empresa e viajava todos os dias para trabalhar na sede em Pato Branco. Finalmente, em 1986, mudou-se definitivamente para Pato Branco e em 1987 nasceu seu segundo filho, Leandro.

Em 1988 assumiu a gerência de um novo empreendimento do grupo a Stiltex, Comércio de Vestuários. Ataliba voltou a trabalhar como gerente na Cattani S.A em 1992, Encarregado da Seção de Compras. Em 1997 com a divisão do grupo, Ataliba assumiu o cargo de Vice-Presidente da Cattani S.A., e Gerente Operacional da recém-formada Cattani Sul, cargos exercidos até o ano de sua morte.

Faleceu em 2 de julho de 2002, de falência múltipla de órgãos; insuficiência hepática, câncer vesícula biliar metástases hepática.
 


 



      

 

Design by Clara Strapazzon ®

Copyright © 2002 - 2017  by Clara Strapazzon

Todos os direitos reservados.