Ermelindo Cattani

(04.08.1911 - 02.07.2008)

 

HISTÓRICO


 
 
1- Ermelindo Cattani, n. aos 4 de agosto de 1911
, faleceu aos 2 de julho de 2008, em Francisco Beltrão, aos 96 anos. Deixou viúva Ana Strapazzon Cattani, de 91 anos, com quem teve 14 filhos, 8 noras, 6 genros, 45 netos, 44 bisnetos, e 3 tataranetos.

Ermelindo, um dos fundadores da empresa de ônibus e de transportes Cattani (junto com seu pai José e os irmãos Domingos, Generoso, Alberto...), nasceu em Viadutos (RS), dia 4 de agosto de 1911. Fillho de José e Oliva De Moliner Cattani, é o terceiro de 11 irmãos.

Casou-se no dia 19 de maio de 1934, na Igreja Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, com Ana Strapazzon  (ela também é a terceira de uma família de 11 irmãos, nascida aos 25 de fevereiro de 1917, filha de Domingos Strapazzon e Maria Borgio. Em Viadutos o casal morou com o pai do noivo até 1936.

A partir daí, Ermelindo e Ana, já com o filho Januário, resolveram mudar para novas terras. Partiram de trem até Videira (SC). De Videira até São Pedro (distrito de Caçador) seguiram em carro de bois, onde pernoitaram. No dia seguinte seguiram a viagem a cavalo para mais 15 quilômetros até o lugar chamado Antinha.

Em 1971 saíram de Santa Catarina e vieram morar em Francisco Beltrão, onde residiram até hoje, no bairro São Cristóvão.

Ermelindo e Ana tiveram 14 filhos - 6 mulheres e 8 homens: Januário, Domingos, Inês, Orlando, Antoninho, Lucia, Sergio, Naturino, Ataliba, Ivalide, Terezinha, Celito, Salete e Oliva.

Ermelindo e Ana, casal exemplar, sempre souberam conduzir sua vida com muita paz, tranquilidade, e principalmente a honestidade.

Na missa de quinta-feira, antes do sepultamento no Cemitério Municipal, a família destacou o "homem trabalhador, exemplo em honestidade, sempre pronto a servir" que foi Ermelindo Cattani. Mesmo depois de aposentado, "sempre que pôde acompanhou a empresa, enquanto lúcido, e com saúde para isso. Ele sempre teve como lema de vida: a família e a fé em Deus. Agradecemos pelo pai que tens sido, avô, irmão, amigo e conselheiro".

A família também agradeceu a todos que os confortaram no passamento do pai, avô e bisavô Ermelindo que viveu quase um século.

Francisco Beltrão, 5 de julho de 2008


 



      

 

Design by Clara Strapazzon ®

Copyright © 2012 by Clara Strapazzon

Todos os direitos reservados.